O desenvolvimento de São Caetano do Sul passa pela preocupação em atender a atual geração, sem descuidar das próximas. Neste sentido, a cidade tem investido em ações para gestão e manejo de resíduos sólidos, preservação e manutenção de áreas verdes, saneamento básico, controle de desperdício de água e educação ambiental, entre outros aspectos.
Por mês, são coletadas cerca de 150 toneladas de lixo no município, mas com o sistema de coleta seletiva porta a porta, onde os resíduos secos podem ser descartados nos sacos amarelos (residências) ou big bags (prédios e condomínios), entre 40 e 100 toneladas de material deixam de ir para aterros sanitários e são enviadas para reciclagem, na Central de Triagem da Coleta Seletiva do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).
Outra iniciativa amiga do meio ambiente é a CicloLazer. Mais uma opção de esporte e lazer para toda família, que acontece sempre aos domingos, substituindo de forma totalmente sustentável o transporte de veículos por bicicletas, em mais de 16 km de ciclovias e ciclofaixas, espalhadas por toda a cidade. A utilização das bikes, além de ser um grande exercício, pode e deve ser usada, também, como diversão, economia doméstica e a diminuição de estresse, um dos males da vida moderna.